19/10/2022 às 21:09

Prova de Toga

145
4min de leitura

Quem nunca sonhou com a própria formatura, não é mesmo?

Independente de tu ter concluído o Ensino Médio, feito algum curso técnico e profissionalizante, ou graduação, em algum momento da tua vida, eu aposto, tu já te imaginou usando essa veste, certo?

Essa roupa, é a toga que é acompanhada de um barrete (chapéu) e o canudo (simboliza o diploma). Cada universidade tem a sua própria, mas, basicamente, são todas muito semelhantes. Além disso, cada área tem uma cor específica. Isso significa que, dependendo a cor que a pessoa esteja usando, mais ou menos, já podemos ter uma ideia da área na qual aquela pessoa pode estar se formando.

A verdade é que parece que pra usar essa veste, precisamos, enfim, concluir um curso, a graduação, para, então, nos reunirmos com a turma e usar essa roupa. Isso normalmente acontece durante o "Dia da Prova de Toga", onde, de fato, os alunos, professores homenageados e paraninfos, se reúnem na instituição e provam suas togas para saber que tamanho usar no dia da solenidade da formatura. Porém, o que uma vez era um dia apenas para provar a toga, foi otimizado para fazer as fotos das turmas.

Surge, então, o ensaio da Prova de Toga. Na ocasião, os alunos se reúnem na universidade, provam a sua toga, e já fazem fotos de estúdio, fotos individuais, fotos com a turma e também vídeos. Esse material normalmente já é aproveitado para os convites dos graduandos, como também para ser exibido durante a solenidade de formatura, por exemplo.

Mas nem todo mundo alcança essa realidade. Alguns fazem cursos técnicos com equivalência a graduação, outros fazem graduação de Ensino a Distância - EAD, e ainda assim, querem ter suas fotos de toga. Ou ainda, tem aqueles que passam por toda essa experiência, mas como é a realidade de muitas pessoas que moram na mesma cidade que eu - Canela - e região, estudam em outras cidades, mas ainda assim, gostariam de poder fazer um ensaio na sua própria cidade, com seus familiares.

Foi pensando nessas pessoas, que eu resolvi suprir uma necessidade. Quando as primeiras solicitações para fazer fotos de formatura com a toga começaram a surgir, logo pesquisei para ver onde, em Canela e Gramado, eu poderia alugar ou dizer para o meu cliente alugar a toga completa, ou seja com barrete incluso. Mas o lugar mais próximo ficava em Novo Hamburgo, região metropolitana da capital gaúcha. Ou seja, cerca de 1h de Canela.

Outra alternativa seria comprar na internet e o máximo que encontrei, eram opções nem tão baratas, mas, desculpem o termo, fajutas. E algo assim eu não podia oferecer para os meus clientes. Então o que eu poderia fazer? Mandar fazer a toga! Mas aí veio outro problema. Eu teria que fazer vários tamanhos. E eu teria demanda pra tanto? E espaço pra guardar tudo? Sem contar no investimento.

Então, como sempre, amadureci a ideia e falei com uma tia minha que é costureira e faz uniformes. Expliquei para ela o que eu estava imaginando fazer e perguntei se ela conhecia alguém que poderia criar a minha ideia. Fui atrás da indicação dela e felizmente essa pessoa "comprou" minha ideia. No caso, cobrou mesmo! Mas enfim, a toga ajustável para qualquer tamanho e altura foi feita.

Eu desenhei o croqui da toga, enviei fotos de referência, e juntas pensamos na melhor forma de tornar a toga ajustável. E ficou melhor do que eu poderia imaginar. Mas ela fez só a base, ou seja, a toga preta, a capa e o babador. E se vocês puderam perceber, eu sou alguém que não costumo me precipitar. Então, as faixas que completavam a toga, que seriam na cor de cada área, eu faria conforme demanda.

Minha sobrinha que aprendeu a costurar com 7 anos de idade, que aos 10 anos ganhou a primeira máquina de costura, foi quem, aos 12, fez as faixas para mim. Uma de cada cor conforme a demanda ia surgindo. Da mesma forma, com o passar do tempo, achei mais prático mandar fazer uma capa com o detalhe em cor para cada área.

Mas ainda faltavam alguns acessórios para que essa toga fique completa, certo? O barrete e o canudo. Esses eu mesma confeccionei. O barrete também é ajustável e personalizável. Ou seja, ele se adapta a cabeças com diâmetros menores ou maiores. Bem como o detalhe em cor que é colocado no barrete para identificar o curso. E, por fim, na pós-produção, eu coloco no barrete a logo da universidade se for da vontade do meu cliente.

E assim, quando um cliente entra em contato comigo para fazer um ensaio de Prova de Toga, a única preocupação que ele tem normalmente é onde conseguir a toga e esse "problema" eu resolvo imediatamente. Meu trabalho é isso, não é só registrar um momento importante na vida de alguém, mas compreender a importância desse momento e torná-lo o mais leve possível para o meu cliente. E para um momento ser leve, as preocupações, os problemas, precisam ser deixados de lado, resolvidos. E isso, ao menos, eu posso garantir!

19 Out 2022

Prova de Toga

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio de formatura formatura fotógrafa de evento Fotógrafa de Família fotógrafa de formatura Fotógrafa em Canela Fotógrafa em Gramado Fotógrafa na Serra graduando prova de toga retrato de formatura

Quem viu também curtiu

23 de Nov de 2022

O Dia de Ação de Graças

12 de Out de 2022

Dia das Crianças

08 de Jan de 2019

Dia do Fotógrafo

Logo do Whatsapp